Vídeo

16/07/2025 15:44 (UTC)

ISLÂNDIA VULCÃO

Vulcão entra em erupção na Islândia pela décima segunda vez nos últimos cinco anos

Grindavík, 16 jul (EFE).- Um vulcão localizado na península de Reykjanes (sudoeste da Islândia) entrou em erupção pela décima segunda vez nos últimos cinco anos, embora a lava não ameace nenhuma infraestrutura no momento, informou nesta quarta-feira o Serviço Meteorológico deste país nórdico (IMO, em inglês).

O IMO explicou em um comunicado que a erupção foi localizada na cratera de Sundhnúk, ao norte da cidade de Grindavík e próxima à capital islandesa, Reykjavik, e à famosa Lagoa Azul.

Segundo o IMO, trata-se de uma fissura vulcânica de entre 700 e 1.000 metros de comprimento que está a expelir lava e cinza vulcânica e está se expandindo para o norte.

A erupção, que começou por volta das 4h (hora local, 1h de Brasília), obrigou à evacuação da Lagoa Azul e do parque de campismo de Grindavík e as autoridades ativaram o nível de alerta de proteção civil, segundo a rádio e televisão islandesa RUV.

A erupção foi precedida de uma chuva de magma, que começou pouco antes da meia-noite após uma intensa sucessão de terramotos, segundo a RUV.

Quatro horas após a erupção, a fissura vulcânica já havia se expandido para o noroeste e atingia cerca de dois quilômetros de extensão.

INCLUI IMAGENS DE RECURSO DO INÍCIO DA ERUPÇÃO DO VULCÃO.

CEDIDAS PELA PROTEÇÃO CIVIL DA ISLÂNDIA. APENAS PARA USO EDITORIAL/APENAS DISPONÍVEL PARA ILUSTRAR A NOTÍCIA QUE ACOMPANHA (CRÉDITO OBRIGATÓRIO).

Sugerencias de Producto

Vídeo
EFE VÍDEO
Foto
Fototeca
Foto
Gráfico Canarias
Foto
Gráfico País Vasco
Foto
Gráfico Galicia
Foto
Gráfico deportes España
Foto
Gráfico Cataluña
Vídeo
EFE VÍDEO