Vídeo

17/07/2025 17:11 (UTC)

ISRAEL PALESTINA

Sobe para 4 o número de mortos no ataque israelense contra igreja católica de Gaza

Jerusalém, 17 jul (EFE).- O número de mortos após o bombardeio lançado por Israel contra a Igreja Sagrada Família de Gaza, a única paróquia católica do enclave, subiu para quatro, enquanto o de feridos aumentou para sete, segundo confirmou à Agência EFE Zaher al Waheidi, diretor da unidade do Ministério da Saúde encarregada da contagem de mortos na Faixa.

Entre os feridos está o próprio pároco da igreja, o argentino Gabriel Romanelli, a quem o papa Francisco telefonava todos os dias desde que a invasão israelense na Faixa começou e até pouco antes de sua morte, no último dia 21 de abril.

Questionado pela EFE, o Exército israelense ainda não se pronunciou sobre este último ataque, o qual disse estar analisando.

"Ataque à paróquia latina da Sagrada Família em Gaza. Dois mortos e seis feridos, dois deles em estado grave", havia informado inicialmente o Patriarca Latino de Jerusalém, o cardeal Pierbattista Pizzaballa, à agência da Conferência Episcopal Italiana (SIR).

Em dezembro de 2023, dois meses após o início da invasão israelense na Faixa, um atirador israelense abriu fogo contra esta mesma paróquia e matou uma mãe e uma filha.

Porém, até esta quinta-feira, Israel não havia bombardeado diretamente esta igreja.

Por outro lado, durante 2024, o Exército destruiu completamente 815 mesquitas na Faixa de Gaza, conforme detalhou um relatório do Ministério de Assuntos Religiosos da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Os moradores de Gaza, após perderem a maioria de suas casas ou serem forçadamente deslocados, encontraram em escolas, mesquitas e nesta igreja católica locais para se refugiar das bombas israelenses.

Segundo a SIR, a paróquia católica de Gaza acolhe cerca de 500 cristãos deslocados.

IMAGENS: AHMAD AWAD.

RECURSOS DOS DANOS NA IGREJA SAGRADA FAMÍLIA DE GAZA E DOS FERIDOS NO HOSPITAL BATISTA AL-AHLI.

Sugerencias de Producto

Vídeo
EFE VÍDEO
Multimedia
Contenidos digitales general multimedia con vídeo España
Foto
Gráfico País Vasco
Foto
Gráfico Canarias
Foto
Servicio Gráfico General España
Foto
Gráfico Cataluña
Texto
Texto internacional general para España
Vídeo
EFE VÍDEO