Vídeo

17/07/2025 17:21 (UTC)

RUSSIA LENIN

Russos vão em massa ao mausoléu de Lênin entre rumores de que será último dia de visita

Moscou, 17 jul (EFE).- Os russos comparecerem em massa nesta quinta-feira ao mausoléu de Vladimir Lênin na Praça Vermelha, em meio a rumores de que este pode ser o último dia de visita antes do fechamento do local por dois anos, devido às reformas no edifício.

Antes da abertura da necrópole às 10h (hora local, 4h de Brasília), centenas de visitantes já faziam fila na rampa de paralelepípedos ladeada pelas muralhas do Kremlin e pelo Museu Histórico.

Os visitantes estavam cientes de que o edifício de mármore vermelho abre apenas por três horas, de modo que alguns deles podem ser alguns dos últimos a ver a múmia do líder bolchevique por um longo tempo.

Além dos moscovitas e dos turistas russos vindos de todo o país, era possível ver visitantes chineses, muito interessados em Lênin, já que o fundador da República Popular da China, Mao Tsé-Tung, também está embalsamado.

Em princípio, o mausoléu fechará apenas na sexta-feira e no sábado, mas a imprensa russa especula que pode não reabrir suas portas antes de meados de 2027.

O Serviço Federal de Proteção, encarregado da segurança da Praça Vermelha e do Kremlin, informou apenas de forma concisa que não haverá visitas no sábado.

Em maio, as autoridades russas anunciaram a assinatura de um contrato com uma empresa para a reforma do revestimento externo e interno, já que suas paredes estão em estado de ruína.

A reforma não incluirá a múmia, que permanecerá o tempo todo no mausoléu, do qual só saiu durante a II Guerra Mundial (1941-45), quando foi transferida para a Sibéria.

Embora a data de seu fechamento por dois anos ainda não tenha sido confirmada, alguns russos e meios de comunicação especulam que o Kremlin poderia até mesmo ordenar seu fechamento definitivo.

No entanto, embora a maioria dos russos e a Igreja Ortodoxa defendam o sepultamento de Lênin, como era sua vontade, o presidente Vladimir Putin descartou uma possível retirada da múmia enquanto este for um assunto que divide os russos.

IMAGENS: YURI KOCHETKOV.

FILAS DE RECURSOS PARA VISITAR O MAUSOLÉU DE LÊNIN ANTES DO SEU FECHAMENTO.

Sugerencias de Producto

Vídeo
EFE VÍDEO
Vídeo
EFE VÍDEO
Vídeo
فيديو
Texto
EFECOM
Reportaje
Reportajes general España
Texto
Efedata
Foto
Fototeca
Texto
Texto España